top of page

Amor Por Quatro Patas


Um amor incondicional, lealdade, redução da sensação de solidão, melhora na qualidade de vida, são alguns pontos que um Amigo de quatro patas proporciona a uma pessoa. Contudo, ainda são muitos os animais que são encontrados em situação de fome e abandono nas ruas. E por motivos tolos, tais como, “Continua a fazer xixi pela casa”, “Está doente e não posso gastar com veterinário”. Do mesmo modo que, sem cuidados, os animais procriam e, quando seus filhotes nascem, são abandonados.

“É uma benção de Deus, o trabalho desses meninos aqui. E eu acho muito importante, essa consciência que eles têm sobre o cuidado com os animais. Os bichinhos fazem festa quando ver eles.” Relatou Lúcia, moradora de uma das ruas atendida pela ação.

Inicio do Projeto

Foi a após o resgate de cinco filhotes de gato, que foram abandonados em uma rua do bairro da Ponta Grossa, local com bastante lixo, que o desejo de Rosane e Katiane de criar uma espécie de Organização não governamental para alimentar os animais abandonados foi tomando forma. E através de uma publicação no Instagram, conseguiram voluntários e pessoas que adotarão os filhotes, a partir disso foi criada a Ong. O Amor por quatro patas é um grupo composto por 21 voluntários, sendo apenas cinco maiores de idade. Em uma média de doze participa ativamente das ações realizadas ( nas ruas), e nove cuidam da página do Instagram, e tentam conseguir doações.

O Grupo iniciou suas ações na primeira sexta-feira (5) de janeiro, percorrendo a Praça da faculdade, passando pelo Prado, chegando a Ponta Grossa. Alimentando em média 20 animais de rua, neste dia.

Ações

Segundo Katiane e Rosane, o melhor dia de ação foi na Praça Pingo D’água, no Trapiche. Quando chegamos, vimos alguns filhotes espalhados pela praça. Começamos a pôr alimento e comida para aqueles que estavam ali, de repente apareceu uma média de 35 a 40 bichos, entre gatos e cachorros. Conseguimos alimentar todos.

Realiza mutirões nas ruas onde há um número maior de animais, que pulam, latem, miam e se aproximam com muito entusiasmo quando os veem. O Grupo já é conhecido pelos moradores, que se enchem de orgulho ao ver a iniciativa desses Gigantes.

A equipe vai às ruas uma vez por semana percorrendo bairros da capital, levando alimentação e água para gatos e cachorros abandonados. Com o intuito de conscientizar as pessoas, a não abandonar os animais a própria sorte, do mesmo modo que eles também merecem amor e dedicação e principalmente alimento.

Nos dias que ocorre ação, eles saem por volta das 15h pelas ruas do bairro escolhido, que comumente são ruas carentes, levando ração, patê e água para os amigos de quatro patas. Em algumas ruas falta coleta de lixo e saneamento básico. No entanto, eles ultrapassam todos os empecilhos para poder levar não somente o alimento, mas também, um pouco de carinhos para os bichanos.

“É gratificante demais poder dar a devida atenção e carinho que esses animais merecem e no fim receber tudo em dobro por eles.” Declarou Wanessa Cavalcante, integrante do Amor por quatro patas.

Dificuldades

A buscar por doadores torna-se uma tarefa árdua, pois com poucas doações que a equipe recebe, uma parte dos alimentos vem de parentes dos voluntários, contudo, a maior parte são os próprios integrantes que se juntam na famosa “vaquinha” e compram os alimentos. O amor por cuidar, a satisfação de se doar por uma causa fala mais alto.

Além da dificuldade na carência de doador, há também os dias chuvosos, que impossibilita a realização das ações e é uma razão para os animais se esconderem passando assim mais tempo sem comida e água. Percebendo isso, os integrantes do projeto idealizaram um comedouro, fabricado com cano de PVC, que foi pintado e inspirados em suas patinhas. Com permissão da proprietária, este comedouro foi chumbado na parede uma casa, a maneira que semanalmente, a equipe deposita/repõe uma generosa quantidade de alimento, para que qualquer animal faminto possa se alimentar.

Doações

Clica nesse ícone abaixo e conheça o Projeto Amor Por Quatro Patas.

bottom of page